Programa de Pós-Graduação em Biologia Microbiana – UnB

O curso de Pós Graduação em Biologia Microbiana da UnB foi criado em 2012 nas modalidades de Mestrado e Doutorado. Tal curso é o único específico nesta área no Distrito Federal, tendo como objetivo promover a pesquisa e formação de recursos humanos, nos níveis graduação e pós-graduação, na área de Microbiologia com foco no estudo de agentes etiológicos de doenças que impactam a saúde humana, animal e vegetal bem como no potencial de desenvolvimento de bioprocessos utilizando microrganismos e entendimento do papel dos mesmos em diferentes tipos de biomas.

Desta forma, além da geração de conhecimento básico e formação de recursos humanos para atuar em Biologia Microbiana, o programa tem como missão contribuir para contornar desafios da sociedade atual de controle de doenças infecciosas e desenvolvimento sustentável aliando utilização de recursos naturais e preservação de biodiversidade e do meio ambiente.

O programa se organiza na área de concentração, Biologia Microbiana e em três linhas de pesquisa: a) Biologia dos Patógenos; b) Microbiologia aplicada e c) Microbiologia ambiental. O programa foi criado diante da potencialidade da área de conhecimento e para preencher a lacuna de um programa tendo Biologia Microbiana como tema específico no Distrito Federal.

Do ponto de vista institucional sua criação está contemplada no Plano de ações do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), instituído pelo Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Um diferencial em relação ao outros programas em Microbiologia no Brasil é o foco em Microbiologia aplicada e ambiental.

A admissão de novos alunos acontece uma vez ao ano (janeiro – março).