[gtranslate]
Metagenômica, estrutura genética e obtenção de clones infecciosos de populações de begomovírus do tomateiro e plantas daninhas presentes na cultura no DF e no Brasil
- Descrição: O cultivo do tomateiro apresenta importância social e econômica para o Distrito Federal (DF) e Entorno, ocupando um expressivo contingente de mão de obra nos sistemas de cultivo protegido e sob céu aberto. No entanto, os custos de produção do tomateiro têm sofrido fortes oscilações de alta, condicionadas, diretamente pela ocorrência de doenças e vetores. Dentre as várias doenças do tomateiro, destaca-se as begomoviroses causadas por isolados de diferentes espécies classificadas no gênero Begomovirus (família Geminiviridae), cujo vetor altamente eficiente, conhecido como mosca-branca (Bemisia tabaci MEAM-1), encontra-se amplamente distribuído, apresentando hábito alimentar polífago e alta adaptabilidade a diferentes condições ambientais. Estes vírus possuem uma ou duas moléculas de DNA circular de fita simples, encapsidados por partículas de 18-30 nanômetros. Isolados com genoma bipartido predominam no tomateiro no país. O genoma pequeno, bipartido, a eficiência de transmissão e polifagia do vetor propiciam condições favoráveis para a ocorrência de infecções mistas e eventos de mutação, recombinação e pseudo-recombinação entre begomovírus, contribuindo assim, para a frequente alteração da estrutura genética das populações virais nas nossas condições. Neste contexto, este estudo tem por objetivo principal realizar levantamentos da distribuição geográfica das espécies virais provenientes de plantas daninhas e caracterizar a diversidade genética das populações de begomovírus ocorrendo nestas plantas associadas com o cultivo do tomateiro; bem como comparar estrutura genética das populações e caracterizar potenciais espécies novas em diferentes plantas daninhas. Os dados gerados fornecerão um panorama mais preciso para os programas de melhoramento genético sobre os begomovírus que apresentam maior relevância epidemiológica no tomateiro no país além de esclarecer aspectos sobre o papel de plantas daninhas como reservatórios virais na evolução e estrutura genética de populações deste grupo de patógenos no DF e no Brasil.
- Situação: Em andamento.
- Integrantes:
- RITA DE CÁSSIA PEREIRA CARVALHO – Coordenadora
- EDUARDO SOARES DA SILVA LIMA – Integrante
- GABRIELY VENCESLAU – Integrante
- LEONARDO SILVA BOITEUX – Integrante
- LUCIANE DE NAZARÉ ALMEIDA DOS REIS – Integrante
- MARCOS SILVA DE QUEIROZ FERREIRA – Integrante
- MARIA ESTHER DE NORONHA FONSECA BOITEUX – Integrante
- MARIA LUIZA FERNANDES DE OLIVEIRA – Integrante
- NATHALI DA SILVA DE ABREU – Integrante
- VINICIUS PERES – Integrante
- JANICE LISBOA DE MARCO – Integrante
- FELIPE FOCHAT SILVA MELO – Integrante
- PRISCILA ALVES NORONHA – Integrante
- WELLINGTON SANTOS FAVA – Integrante
Avanço na produção de canabinoides como biofármacos: Biossíntese inovadora de canabinoides em Shimeji (Pleurotus pulmonarius)
- Descrição: O projeto tem como objetivo explorar o potencial do uso de fungos como plataforma para a expressão heteróloga de vias de biossíntese de canabinóides. O projeto contribuirá para uma melhor compreensão da biossíntese de canabinóides e dos mecanismos regulatórios envolvidos neste processo. Os resultados deste estudo também podem ter implicações para o desenvolvimento de novas abordagens biotecnológicas para a produção de canabinóides para aplicações médicas e industriais.
- Situação: Em andamento.
- Integrantes:
- Gabriel Sérgio Costa Alves – Coordenador / BRAND, G. D.
- Robert Neil Gerard Miller – Integrante
- Taisa Gomes – Integrante
- Jaime Martins de Santana – Integrante
- Ricardo Henrique Kruger – Integrante
- Diogo Martins-de-Sa – Integrante
- Izabela Marques Dourado Bastos Charneau – Integrante
- Maquir Almirante Cardoso – Integrante
- Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – Auxílio financeiro.
Filogenia molecular e taxonomia de Pucciniales do Cerrado
- Descrição:
- 1. COLETA, HERBORIZAÇÃO E TOMBAMENTO DAS AMOSTRAS, APÓS GEORREFERENCIADAS, NA COLEÇÃO MICOLÓGICA DO HERBÁRIO UB.
- 2. EXTRAÇÃO DE DNA DE ESPOROS FRESCOS E DEPÓSITO EM BANCO DE DNA.
- 3. AMPLIFICAÇÃO DOS SEGMENTOS: 28S, 18S E COX3.
- 4. ANÁLISE FILOGENÉTICA DAS AMOSTRAS.
- 5. PREPARO DE MANUSCRITOS PARA PUBLICAÇÃO EM PERÍODICO INTERNACIONAL
- Situação: Em andamento.
- Integrantes:
- José Carmine Dianese – Coordenador
- Dirceu Macagnan – Integrante
- Danilo Batista Pinho – Integrante
- Rita de Cássia Pereira Carvalho – Integrante